domingo, 12 de agosto de 2012

[Pós-Jornada] Grêmio 2x1 São Paulo


Um final de semana importantíssimo para os guris do Grêmio, o dia em que os papais heróis em campo, e fora dele, receberam uma homenagem de tirar o fôlego. A insistência para a consolidação de mais uma vitória foi sinônimo da vontade que faltou no jogo anterior contra a Ponte Preta, e para a surpresa e indignação de uns, o Grêmio, que parece estar mais completo e claro do que almeja, venceu seu adversário no último minuto de jogo. Garra, raça, vontade e determinação, os fatores principais que levaram a dupla Grenal  fazer deste domingo um dia mais do que especial.

O fator local era o único que colocava o São Paulo à frente, o Grêmio tinha tudo para vencer pelas circunstâncias e também pelo seu momento, um time já ajustado que somava pontos a seu favor se comparado ao seu adversário. O Tricolor Gaúcho se defendeu com qualidade, faltava definir, mas aos poucos conseguiu mudar a cara de um jogo que antes estava de igual para igual. Jogando no Morumbi tinha um problema a mais para lidar, o fator local sempre foi uma dificuldade, ainda mais quando se começa com saldo negativo.

Enquanto alguns sugerem que tenha sido exemplar a partida, eu vou mais a fundo. O Grêmio parece estar insistindo em uma deficiência ao decorrer dos jogos. A falta de finalização acaba gerando partidas raras como hoje, mas na maioria das vezes empate e, até mesmo, a derrota. Elano teve duas finalizações no primeiro tempo, Kleber e Moreno nem se quer apareceram, talvez seja apenas questão do técnico rever o posicionamento da equipe, e até a possibilidade de Marquinhos aparecer mais, não apenas nos últimos minutos de jogo.  

Um time fora dos trilhos sai do G4 em instantes e o culpado sempre fica como incógnita. Por isso manter o equilíbrio agora é fundamental, principalmente no relacionamento entre diretoria, técnico e jogadores, para fechar a balança com o apoio da torcida. A situação do Grêmio continua sendo estável, porém é de extrema importância que permaneça nesta campanha. Hoje pode ter sido sorte, amanhã talvez não dê certo, alterações em minutos finais não podem intrigar torcedores e jogadas de bolas aéreas são muito estáveis para serem principais. Precisamos de um Grêmio sem muitas alterações no comportamento, que ao iniciar a partida entre como vitorioso para depois ser chamado de glorioso, mas não ao contrário. 

Nenhum comentário: