quinta-feira, 9 de agosto de 2012

[Pós-Jornada] Grêmio 0x0 Ponte Preta



Uma entrevista concedida nesta quinta-feira pelo treinador argentino Ricardo La Volpe não seria de interesse se tratando da partida entre Grêmio x Ponte Preta desta noite, mas me chamou a atenção quando fez questão de esclarecer como é sua visão a respeito do futebol atual, eis o que declarou: “Camisa não ganha jogo”, “Agora se ganha com os homens que a equipe tem dentro do campo.” E então esclareço o motivo da alusão.

Luxemburgo iniciou apostando na rapidez. Buscou um time de marcação, forte na saída de bola em um jogo onde 3 pontos seriam muito bem vindos, e a vitória sob um adversário que apenas tenta se manter, obrigatória. Pois bem, enquanto um placar a nosso favor seria fundamental, a Ponte Preta surpreendeu a tão falada exposição, firula, enfim, a nova postura adotada pelo Tricolor. Quem antes atuava para perder OU ganhar, hoje se submeteu a uma partida miserável, dizendo estar usando a mesma estratégia para jogos pontuais e de grande valor, gerou um empate.

Percebo que a questão de a Ponte Preta ser ou não um time pontual, acabou, de alguma forma, interferindo no placar. A definição que se tinha deste clube em geral antes da partida, relaxou a equipe, justamente pelo achismo insensato de que a macaca “ainda” se encaixa no termo “médio”. A ambição do Grêmio poderia ser a maior possível, mas para quem está disputando um título é inadmissível jogar mais ou menos por “deduzir” que seu adversário, que se encontra em nono lugar na tabela, não seria capaz de vencer a partida.

Posso parecer um pouco pessimista, afinal o Grêmio surpreendeu a todos desde o início do campeonato, fez uma campanha brilhante e, mais do que isso, soube apostar nos seus jogadores. Só assim, como quarto colocado na tabela, para percebermos a qualidade que foi adquirida em tão pouco tempo. O Tricolor gaúcho aprendeu muita coisa com o professor Luxemburgo, mas parece que em alguns momentos ainda precisa baixar a cabeça e diminuir o ego. Afinal, Ricardo La Volpe já deixou claro: Camisa hoje em dia não ganha mais nada. Mas algum dia ela ainda pode te surpreender.


Nenhum comentário: