domingo, 19 de agosto de 2012

Qualidade para definir


Difícil cair em si que esta é a penúltima rodada do primeiro turno do campeonato Brasileiro, dentre os tantos jogos complicados que tivemos nas últimas semanas, é um tanto quanto alucinante ver o Grêmio em quarto lugar da tabela, só não ainda consolidado pela diferença de um Gre-Nal. O jogo de hoje justificou tal colocação, contra o lanterna Figueirense (desfalcado e imensamente fraco se comparado ao Tricolor Gaúcho) apenas competia ao Grêmio passar por cima deste adversário, o que não se fez diferente, dominou amplamente, criou inúmeras finalizações, várias jogadas com um sistema de criação elástico. Quebrou um tabu com uma goleada que define a solidificação de um time preparado para o clássico, e claro, uma qualidade totalmente superior ás dos outros jogos.

Melhor posicionado em campo e praticamente completo, o Grêmio apresentou ao torcedor não apenas um novo uniforme, com Pará e Kleber de fora, Marcelo Moreno era quem voltava a assumir a posição no ataque, junto com Leandro, tinha tudo para uma atuação movimentada, de inclusão, força e muita qualidade. A oportunidade para quebrar um tabu antigo era a melhor possível, e é claro que não deveria persistir, até porque, como havia dito, são dois times com condições técnicas muito diferentes.

O Figueirense é um time muito fraco, sua colocação no campeonato se justifica através da partida que fez hoje. Quanto ao Grêmio, temos visto além de vontade e persistência, uma individualidade em especial que chamou a atenção de muitos torcedores, um Anderson Pico renovado, que parece estar disposto a chegar onde ele disse que chegaria, certamente o Grêmio está ganhando um extraordinário lateral esquerdo. Os lançamentos que definiram o primeiro tempo só nos deixam a certeza de que agora sim o Grêmio pode se declarar um time completo.

Trituramos o adversário e prevalecemos em todos os sentidos, taticamente, defensivamente, em tudo. Importante agora que o Grêmio mantenha essa garra e raça para continuar nesta tendência. Precisa manter a pegada e a proposta afirmativa de jogo para apenas depois pensar em qualquer tipo de descanso. Em uma partida que ao fim do primeiro tempo tudo já estava definido, começamos já a pensar no último jogo do primeiro turno, um clássico de rivalidade incomparável, mas que se dependendo das atuações de ambos os times terá qualidade inquestionável. 

Nenhum comentário: