domingo, 12 de fevereiro de 2012

O óbvio como troféu

Vencer já era um verbo escasso em nosso vocabulário, golear então, inexistente, mas para a felicidade e alívio da torcida a noite de ontem quebrou todos os tabus, e finalmente Caio Júnior conseguiu agir com racionalidade técnica ao escalar e realizar algumas substituições. Da noite para o dia o Grêmio apresentou-se como tal, exigiu e impôs respeito ao abrir 3 gols de diferença sobre o Santa Cruz, além de convencer o torcedor de que está estabilizado nos pontos ,anteriormente, mais críticos.

Há muito tempo vínhamos falando do óbvio, não apenas pelo desejo de ver um Grêmio mais correto em campo, mas também ele como dominador, conseguindo tocar a bola em todos os setores para facilitar a construção de jogadas e a chegada da bola no ataque. Ainda que não tenha sido com a naturalidade que exige o perfeito futebol, no único jogo que a obviedade foi realmente percebida ocorreu uma troca de passes no meio campo com maior perfeição mesmo faltando velocidade e acertos nos passes dos meias para os atacantes. Uma grande e perceptível mudança que implorava apenas a previsibilidade.

As pontuais substituições de Caio também foram definitivas para a vitória pessoal e do grupo, ingressando Gilberto Silva no lugar de Leandro o time fica mais equilibrado, não se sente tanto a insegurança da zaga, mas contra times melhores a falta dessa consistência com certeza será sentida. O problema do Grêmio deixou de ser monstruoso, porém a falta de combinação (defesa meio campo ataque) precisa ser revista, principalmente quando acaba influenciando no espaço entre meio campo e ataque.

Tanto técnico como jogador precisam aprender ainda, talvez eliminando os erros óbvios ambos consigam aprimorar a qualidade exigida por campeonatos maiores e assim crescer futuramente. Com a chegada do volante Souza vindo do Porto e do meia Facundo Bertoglio praticamente confirmado estas mudanças podem ocorrer mais rápido. Que venham muitas outras noites de zagueiros como a de ontem, não apenas para ganhar e convencer o torcedor, mas para consolidar essa nova fase.

Nenhum comentário: