domingo, 24 de junho de 2012

Saiu (muito) barato


Um tanto inacreditável se comparado aos jogos anteriores, um Grêmio inteligente em campo que utilizou de maneira correta todos os recursos que tinha a seu dispor. Um professor pontual que soube administrar seu grupo até o último minuto da partida, um Luxemburgo mais calmo e tolerante. Pelo esquema ter dado certo podemos concluir que era o que realmente faltava no Grêmio, o amadurecimento da equipe que antes mal se via e espelhava nos resultados, hoje é sinônimo de superação e reconhecimento do esforço, um esforço que fez com que o domingo terminasse com um placar humilde para o tanto que fizeram em campo, um 2x0 que saiu muito barato para o Flamengo.

Se semana passada o que faltavam eram condições para que a bola chegasse aos pés dos atacantes, hoje uma pilha destas chances se formou em campo, compactado e sábio era o Grêmio infiltrando na área do Flamengo, Victor sempre pontual não salvou o Tricolor, mas sim se colocou na função de bom goleiro e fez defesas dignas de um craque. A articulação ofensiva que faltava até então hoje não sobrou apenas para o talento de Kleber, mas também para Souza, o que os determina jogadores de grande importância para a criação das jogadas.

Tivemos sim algumas dificuldades no jogo, mas o Flamengo teve muito mais, além de se manter recuado apresentou um futebol muito diferente das características do Flamengo que conhecíamos e até temíamos. A proposta de jogo do Grêmio faz com que percebamos ainda a falta de criação no meio campo, além de um lateral esquerdo onde não existe nenhuma jogada, mas o que aconteceu hoje é especialmente novo, não houve superioridade do Grêmio, apenas superioridade de iniciativa no jogo, o que pode sim ter sido o principal influente da vitória fácil.

O Flamengo é uma caricatura de time, não restam dúvidas, porém não posso afirmar que o Grêmio tenha ganho apenas por ter sido um jogo contra um adversário fraco. Antes tínhamos um Grêmio com sérios problemas de criação e hoje o mesmo conseguiu jogar de forma inteligente deixando seu adversário para trás, atacantes que proporcionaram jogadas importantes, o que faz com que tenhamos o diferencial dos outros jogos.  Um dia para se reabilitar, para esquecer da eliminação, para crer que o Grêmio permanece mais do que vivo e disposto a se manter na Libertadores do ano que vem. 

Nenhum comentário: