quarta-feira, 13 de junho de 2012

[pós-jornada] Grêmio 0x2 Palmeiras


Não é por acaso que a frase “o começo de jogo é o que determina o que vai acontecer no resto dele” se tornou tão famosa e usada. É o que de fato acontece e são inexistentes argumentos que vão de frente a essa certeza, mas hoje, por um mísero momento, quis questiona-la, acreditando que mesmo sem finalizações o Grêmio daria a volta por cima com sua persistência e acima de tudo com vontade. Talvez até por ironia do destino não foi o que aconteceu, Luxemburgo, que era o responsável por toda uma campanha, pecou na escalação inicial, o que juntamente com a “ambição” de seus jogadores resultou não apenas em uma derrota, mas no fim de todo um trabalho e a possível eliminação antecipada do campeonato.

O que acaba me incomodando depois de atuações como esta não é o resultado final, e talvez nem a eliminação como um todo, mas sim a maneira como Kleber se comportou, como pecou em ritmo e principalmente em posicionamento, como nenhuma finalização a seu rigor se consolidou e claro, como a tentativa de voltar a ser quem era acabou prejudicando ele e toda a equipe. Também me impressiona a falta de inteligência dos jogadores ao saírem desvairados sobre o campo, sem rumo, sem limite, e às vezes até sem bola. O desespero que traduz os dois gols tomados em menos de cinco minutos.

Entre tanto erros inquestionáveis é até difícil acreditar em como chegou até aqui e também como passou pelo Palmeiras de forma tranquila pelo Campeonato Brasileiro. Em frente ao fiasco de hoje seria louca da parte da torcida acreditar em uma possível vitória com três gols de diferença para continuar no campeonato, mas se estes mesmos loucos enfrentam frios intensos e descem avalanches frenéticas acredito que o público para o dia 21 não será pequeno e terá muita gente vestida de preto, azul e branco.

A retranca do Felipão parou o time do Grêmio, isso não deixa dúvidas, mas sim preocupações. Pelo filme de terror assistido parece que não precisamos apenas de um time novo, mas de caráter para ele, de personalidade, talvez até de um pouco de sangue para abrir os olhos de muita gente que ainda acha que isto é brincadeira. A disputa vai ser sem dúvidas um teste que vai selecionar o melhor em todos os aspectos, e o quesito de maior valor será a sabedoria para enrolar adversário, arbitragem e garantir a vaga para a final da Copa do Brasil. 

Nenhum comentário: