quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Muito drama e pouco futebol


Não foi a partida mais brilhante da noite de ontem, nem a mais cativante, mas uma das mais importantes eu acredito que sim. Estamos falando aqui de um campeonato em que o Grêmio muito pouco conseguiu reconhecimento, ou seja, era e continua sendo a oportunidade para fazer história em uma Sul-Americana. O adversário considerado o melhor time do Equador em tese não teria qualidade para vencer o Tricolor Gaúcho, mas na prática se viu, através do sufoco, que o Grêmio hoje é um time totalmente dividido, um clube que fica se espancando nas eleições e por vezes esquece o que é fundamental, o futebol.

Desfalcado ou não, o Grêmio ficou formatado da exata maneira que vinha jogando, a peça que chamam de fundamental , Gilberto Silva, ficou fora do jogo, assim como Pará por suspenção. Mas o que mais preocupava Luxemburgo era a condição física de Elano, afinal pela lógica estamos nos referindo (hoje) a peça chave do Tricolor, onde não há substituto de nível superior ou igual, e que se levado em conta a participação de Marquinhos ficaríamos sem volante por cerca de 45 minutos. Um problema que de tempos em tempos insiste em assombrar nosso plantel, mas que nunca sequer foi resolvido.

O resultado favorável ao Grêmio não dá a ele mérito algum pela vitória. Ambos os times tiveram a mesma posse de bola em praticamente toda a partida, mas todos sabem que o que resolve é fazer com que essa posse resulte na capacidade de reverter uma situação defensiva em uma ofensiva rapidamente pressionando o adversário, e essa por inúmeras vezes foi a vantagem do Barcelona no primeiro tempo. O Grêmio liquidou a partida pelo fato de ter um goleiro capaz de suportar a pressão imposta pelo rival, salvando o Tricolor e “mascarando” a falta de armação e articulação dos nossos setores. É preciso que fique claro que não havendo entrosamento não há comunicação natural, espontânea.

De qualquer modo hoje o Grêmio tem dois caminhos para seguir e chegar a tão ambicionada Libertadores da América, Luxemburgo deve ficar atento às possíveis mudanças ao decorrer dos jogos. É importante que entre em campo um Grêmio com maturidade adquirida, que joga em qualquer lugar contra qualquer adversário, e que mude a perspectiva do grande nome da partida. 

Insisto e repito, a extraordinária figura que garantiu o resultado da noite de ontem foi sem dúvidas Marcelo Grohe.

Saudações Tricolores!  

Nenhum comentário: