sexta-feira, 18 de maio de 2012

Classificação antecipada


O histórico dos confrontos entre Bahia e Grêmio gera incômodo, principalmente entre os gremistas.  É curioso, de certa forma, perceber números tão parecidos em times tão diferentes, tanto taticamente, quanto no comportamento dos respectivos jogadores. Seja tabu, seja jejum, hoje um Grêmio forte e muito superior ao seu adversário, novamente repetiu este quadro. Pela primeira vez competindo com um time da primeira divisão, o Grêmio além de ter a vantagem de decidir o apito final do confronto no estádio Olímpico, tinha vantagem considerável se tratando de elenco, e mesmo assim sofreu e pecou muito nas finalizações, resultando assim em um placar muito menor do que seria se houvesse um pouco mais de comprometimento da equipe.

Escapamos do sufoco por muito pouco em um jogo onde uma vantagem considerável deveria ser aberta nos minutos iniciais. Citar as obrigações do Grêmio não mudam as atitudes do grupo, mas deixam o torcedor preocupado se tratando de uma superioridade infinita que tivemos nos 90 minutos, superioridade que só rendeu resultados quando foi aliada à consistência de Vilson no meio campo. Enfim, não tínhamos motivo para tal demora, para tal descaso do ataque, afinal o gol fora tem importância grande e todos sabiam que um saldo qualificado tranquilizaria equipe e torcedor, lamentável.

Uma vitória que apenas traduziu o que já citamos antes: um gol fora de casa na copa do Brasil definitivamente define uma classificação. Classificação digna da superioridade de um time qualificado muito mais volumoso que seu adversário, mas que não convence seu torcedor por ainda ter um sistema tático “medroso”. Imagino que seja por isso então que Luxemburgo tenha optado por Leandro no segundo tempo, para fazer com que o Tricolor criasse outra personalidade, e arriscasse mais nas infiltrações na área.

Futebol é fascinante por isso, o improvável acontece a todo o instante e o instante acontece através do improvável. O Grêmio jogou inquestionavelmente melhor de que seu adversário, e a vitória certamente foi seu mérito nesta noite. Desde o início da partida, o time de Luxemburgo foi compactado, jogou no campo do adversário, e pecou nas finalizações. Com a esperança de ver um Grêmio muito melhor e tranquilo no jogo de volta, o importante era apenas certificar, nesta partida, a classificação para as semifinais, e isto está praticamente decidido independente de atuação. 

Nenhum comentário: