domingo, 4 de março de 2012

Um jogo para testar

Literalmente com o pé direito o Grêmio entrou no segundo turno do estadual. A vitória sobre o Cerâmica neste domingo foi justa pela maior hierarquia técnica demonstrada pelo grupo, e também pelo maior volume de jogo. Antes mesmo de a partida começar já se tinha a certeza de que tecnicamente o Cerâmica não seria páreo para o Grêmio, apenas havia dúvidas se o Grêmio suportaria ou não ao novo elenco proposto por Luxemburgo. Vitória materializada com Kleber e Marco Antonio dando sequência à boa fase de ambos.

Dentre as sete ideias que norteiam a maneira de pensar de Luxemburgo está a que “só se consegue vencer quem sabe absorver uma derrota”, e hoje o Grêmio definitivamente provou que a derrota para o Caxias não o abala mais, e sim parece dar um novo fôlego para continuar na disputa pelo título. O maior problema que o grupo enfrenta em termos técnicos está no meio-campo, desde a criação, a falta criatividade até nos constantes erros dos laterais e volantes. O uso excessivo destes laterais comprometeu a qualidade que antes era percebida quando jogava Mário Fernandes. Problema este que tentou ser resolvido com a contratação de Pará, porém não se notou resultado imediato.

Luxemburgo ainda surpreendeu escalando André Lima e deixando Moreno no banco, uma decisão audaciosa que parece ter dado certo até alguns minutos iniciais de partida. Acho que Marcelo não pode se apropriar do banco que pertence a André Lima, é inadmissível comprometer a interação deste com Kleber, arriscando o placar final da partida. O Grêmio no detalhe e na falha da arbitragem venceu o Cerâmica. O Pênalti marcado no equívoco do árbitro apenas assinalou outro problema, a então duvidosa qualidade da confederação Gaúcha mais uma vez prejudicando de forma notável uma equipe.

Dentre tantos outros que já nos atormentaram, estes problemas já não interferem no ritmo do grupo. No jogo de hoje pôde-se perceber que contratações estão no geral nos respondendo positivamente, como é o caso de Bertoglio no meio-campo, assim como a zaga com Gilberto Silva e Naldo também tendendo a se firmar. Mesmo dormindo satisfeitos, ao menos até quarta-feira na estreia da Copa do Brasil, arrisco dizer que o Grêmio acaba jogando mais nos erros do adversário, do que propriamente se aproveitando de seus méritos. Pessimismo? Talvez.

Nenhum comentário: