quarta-feira, 21 de março de 2012

Eliminando adversários

Se o Grêmio foi incumbido a ensinar a arte de fazer três ou mais gols em partidas sequenciais, o jogo de hoje apenas comprovou, mesmo com sonolência, que todos os bons resultados obtidos anteriormente podem sim ser repetidos mesmo quando nada parece ajudar. A atuação, um tanto quanto decepcionante, impressionou principalmente no segundo tempo, quando enfrentando o mesmo adversário fraco da semana retrasada, o Grêmio antes incapaz, goleou (mais uma vez). O antagonista o qual foi esmagado por 3x2 no susto enfrentou hoje um tricolor que, por conta própria, decidiu adormecer, adormecer com uma vantagem de dois gols.

Assim como não funcionou na última partida pela Copa do Brasil, o meio campo do Grêmio ainda não soube como administrar a partida controlando seu adversário. Justo os responsáveis por articular, criar novas jogadas e mudar todo o rumo do jogo, hoje também não corresponderam ao torcedor, permitindo com que o rival tivesse a oportunidade de jogar em seu campo. O time do Grêmio não soube ser competente o suficiente para dominar por completo , não esteve tão bem quanto deveria estar, e teve principalmente dificuldades com a retranca do River Plate-SE, o que alerta sobre mais um problema, dessa vez relacionado à zaga.

Enquanto a maior parte do jogo foi justificada pela falta de qualidade de ambos os times, ao menos Marquinhos soube se abonar pela atuação dos últimos jogos, o que lhe garante pontos a favor para as próximas partidas. Dentre alguns equívocos, o maior deles e até então inexplicável, foi a decisão de Luxemburgo ao desmanchar um sistema que estava funcionando perfeitamente em campo. O que nos resta é tentar interpretar da melhor forma possível, e enxergar como uma lição que aos poucos está nos ensinando a usar atributos e dificuldades a nosso favor.

Não teve fluidez, muito menos um guri que tenha se destacado por suas individualidades, a pouca clareza também nada ajudou. O que seria digno de um empate, virou um 3x1 com classe, raça e uma dose extra de sorte talvez. Este é o Grêmio ainda em fase de adaptação e recuperação, o que tende a crescer com seus resultados, mas ainda precisa muito para encara-los com maior calma e competência. Uma “quase” goleada para fechar a noite, e assim para chegar mais perto do objetivo final.

Nenhum comentário: