domingo, 18 de março de 2012

Colecionando goleadas

(Foto: Wesley Santos/Agência Estado)

Não importante por ser a quarta vitória consecutiva, e sim por fazer parte do conjunto que deixa o Grêmio cada vez mais próximo de seu real objetivo, o placar final deste domingo foi essencial para dar continuidade ao momento “Luxemburgo”. Se tratando de qualidade, ficou barato para o Veranópolis, muito mais pelo o que fez no jogo, ou seja, pela inoperância total que demonstrou. O Tricolor se mostrou motivado e conquistou a liderança, o que a essa altura do Gauchão é muito importante.

A opinião formada antes de o jogo começar era única, os jogadores do Veranópolis se mostraram com boa qualidade técnica durante o primeiro turno e até então era um time qualificado para a partida. Porém o Grêmio foi contra qualquer atributo do adversário, invencível do meio campo para frente resolveu grande parte de seus problemas, inclusive características de sua defesa. Apareceu bem pelo lado esquerdo, teve liberdade, comprometimento e competência para esmagar o adversário, dando sequência às goleadas.

Apesar de alguns (pequenos) detalhes vistos principalmente no final do jogo que interferiram no total rendimento tricolor, percebeu-se que Vanderlei é definitivo no Grêmio, escala com genialidade e paciência, busca as melhores opções de acordo com as necessidades e não com o propósito de agradar a torcida. Um exemplo cabível seria o próprio Bertoglio, que mesmo com atuação perfeita desde sua chegada permanece no banco buscando a titularidade a cada partida. Vale ressaltar também a marcação exercida pelo Veranópolis, que foi frouxa, inocente, infantil,remetendo diretamente ao nosso passado não tão distante, e fazendo com que percebamos as já notáveis diferenças.

Foi praticamente um jogo unilateral, podendo-se dizer que o Grêmio passeou em campo, sobrou na partida, teve amplas facilidades, espaço para criar e competência para marcar. A tragédia poderia ter sido maior, mas em função de ritmo liquidou com 4x1. O Grêmio jogou o que se esperava que jogasse, e nem o próprio acreditou nas facilidades que colecionou no primeiro tempo. Perdeu gols que poderiam resultar em um placar de 9x0 e mesmo assim, em ritmo de treino, goleou. Treino para a Copa do Brasil, o que nos sugere tranquilidade, mas infelizmente, apesar das goleadas, não existe jogo fácil.

Nenhum comentário: