segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Contra tudo e contra todos

O Grêmio confirmou seu crescimento no campeonato, contra a arbitragem e contra todos, garantiu a quarta vitória em cinco jogos, de certa forma, com adversários de nível até superior que o próprio tricolor gaúcho, que ao fim foram totalmente anulados pelo forte sistema de marcação imposto pelo time de Roth, o que deixa de lado (por enquanto) picuinhas a respeito de técnico e garante melhoramentos e perfeição para as futuras partidas.

O esquema tático prioritário de Celso (4-2-3-1) parece estar dando certo, não devemos descartar a maturidade dos jogadores nos últimos tempos, mas convenhamos que a base do progresso visto em campo vem sim da organização dos três meias ofensivos e de dois volantes, os quais enfrentam qualquer adversário seja ele do topo ou do rebaixamento, com a mesma postura, com desfalques ou time completo, sob qualquer situação.

As laterais tornaram-se fundamentais para a escalada na tabela, ao lado direito Mário Fernandes e Marquinhos conseguem o improvável, à esquerda Escudero e Júlio César anulam qualquer crítica relacionada ao setor, o que não deixa de ser suporte para definir as demais funções. Porém entre tantos nomes (hoje) fundamentais, Douglas é o que se sintetizou mais “completo”, uma raridade em campo capaz de iniciar e terminar o jogo a hora que bem entender, sem depender de juiz gatuno ou de qualquer mando do treinador.

Nos cabe agora comemorar a nova fase e ficar de olhos bem abertos para a arbitragem, não é a primeira vez e nem será a última que os larápios destruirão a credibilidade do futebol brasileiro, falta de consideração ao torcedor é pouco, precisamos reivindicar e cobrar daqueles que hoje (ainda) podem fazer algo à respeito. Clareza e seriedade para um futebol digno, não que o campeonato brasileiro mereça, mas para quem enxerga com outros olhos, o futebol em si merece sim maior consideração e menos roubalheira.

Nenhum comentário: