segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Uma tradição ameaçada

Nada de surpresas, um que outro absurdo rotineiro, ainda mais quando se tratando dos guapos gaúchos, vergonha é pouco, o mais válido agora é citar a queda do dólar, o preço explorador que te pedem por uma caixa de alfajor na Argentina, ou qualquer coisa relacionada a tudo. Posso parecer um pouco radical, mas convenhamos, é de extrema inutilidade falar de 11 jogadores correndo atrás de uma bola quando o resultado já se dá antes mesmo de começar a partida.

Mas a insistência é tanta, não só minha, mas de todos os torcedores e amantes do bom (ou péssimo) futebol de ainda acreditar nesse bando de interesseiros, que não me vejo fazendo outra coisa a não ser partindo para a velha corneta. É típico, melancólico, ou até desesperador ver seu time afundando, praticamente disputando a permanência na série A, é desconfortante a corneteada do rival, e ainda mais as lembranças dos gênios idealizados por nós quando o empate é o bastante, o ser humano é assim ( na verdade, o Brasileiro é assim), se conforma com o que vê.

Hoje a torcida se arrepende pelo “exorcismo” da imagem de Renato, à um mês atrás não servia, mas e agora? Não tenho o direito de contestar o trabalho de Julinho Camargo, mas como torcedora posso e devo comparar o Internacional com o próprio Grêmio, não vejo a diferença e isso é preocupante, os dois sem técnico e sem time, um GRENAL no momento geraria um empate, ou vitória colorada, o tricolor pode até ter condições, mas saber lidar 90 minutos com inteligência já é pedir demais. Pelo retrovisor do tempo o Grêmio está em busca de um lugar ameno na tabela á meses, e ao invés de brotar vitórias, apenas brotaram acusações.

Apontar ou não números, qualidade ou dirigentes não é o bastante, é preciso manter a tradição para não se tornar um manual de como pedir perdão á todo tipo de Deus do futebol para a permanência na primeira divisão, é preciso enxergar com olhos críticos sem comparações com um passado glorioso, e acima de tudo aceitar a situação atual. Como Brasileira tento entender como as equipes gaúchas conseguiram tamanha façanha, mas no fundo é de se esperar que algum time carioca ou paulista salve o Brasil no aspecto futebol.

Nenhum comentário: